DEIMOS-1

LOGO_DEIMOS_NEG

Lançado em 2009, conta com uma resolução espacial de 22 m, três bandas espectrais e larga faixa de imageamento, com 650 km.

Projetado para assegurar uma alta frequência de revisita, cobrindo grandes áreas e ajustado idealmente para aplicações como agricultura de precisão e monitoramento florestal.

As suas três bandas espectrais (R, G, NIR) são semelhantes às das missões Landsat, assegurando a continuidade com as ferramentas existentes e a harmonização com os dados históricos. Uma faixa azul sintética também pode ser gerada para produzir imagens de cores naturais.

O Deimos-1 faz parte da Disaster Monitoring Constellation (DMC), e atualmente é uma das principais fontes de dados em todo o mundo.

Especificações Técnicas

 Resolução Espacial
22 m
Resolução Espectral
8 ou 10 bits
Resolução Temporal
3 dias
Capacidade do Sistema
5.000.000 km² por dia
*Bandas Espectrais
Green 520 – 600 nm
Red 630 – 690 nm
NIR 770 – 900 nm

DEIMOS-1 é um satélite de 100 kg baseado na família SSTL-100. Lançado em 2009, tem uma vida estimada de 10 anos. Operado 24 horas por dia, 7 dias por semana, ele conta com uma rede de duas estações terrestres (Espanha e Noruega) que assegura um contato a cada órbita e a capacidade de comando do satélite e o download de dados a cada 90 minutos. Se necessário, os dados podem ser entregues rotineiramente, ortorectificados, dentro de algumas horas da aquisição.

Adquirindo uma faixa única de 650 km, ele cobre áreas muito amplas em um curto período de tempo (pode cobrir todo território brasileiro em apenas 10 dias). Em cooperação com o DMC2 da Airbus, é capaz de imaginar qualquer área da Terra a cada dois dias. Este monitoramento de alta freqüência nesta resolução é único no mundo e permite a agricultura de precisão inovadora e aplicações de monitoramento.

Nossos Principais Satélites